Picadeiro D' el Rey

 

É no Baluarte de Nossa Senhora das Brotas, padroeira dos equídeos, também denominado Baluarte do Trem, que se encontra o Picadeiro D´el Rey. A reconstrução data de 1996 e foi realizada ao abrigo do projeto de recuperação das Aldeias Históricas de Portugal. Deve o seu nome D’ el Rey à invocação dos diversos monarcas portugueses que passaram pelo castelo de Almeida, paredes meias com este edifício vocacionado para o lazer. O acesso ao Picadeiro é facilitado pela proximidade das Portas de Santo António, de grande devoção dos militares almeidenses, que desta forma transportavam o material necessário à defesa.

 

A grandiosa construção, de amplas dimensões e planta poligonal irregular, foi iniciada no século XVII e concluída na segunda década século XVIII. Era o Trem de Artilharia e Arsenal, estando integradas nas suas funções o armazenamento da artilharia, o fabrico de pólvora, a reparação das peças, o armazenamento de munições e apetrechos militares. Ainda subsistem, da obra primitiva, as manjedouras das mulas que transportavam as peças de artilharia, em caso de guerra, para as canhoeiras. As forjas e o quartel dos artilheiros desapareceram, nas sequências dos diversos bombardeamentos, ocorridos durante o século XIX.

 

O pátio central distribuiu as diversas áreas fundamentais à vivência do Trem e, atualmente, do Picadeiro, onde as cavalariças, casas de arrumos e outras dependências acomodam 21 cavalos - 17 baias e 4 boxes, dando nova vida às antigas pedras. 

 

No exterior, a revalorização do espaço envolvente recriou um picadeiro descoberto e a área do volteio. Realça, no portão nobre, o escudo real (que é para ser pintado com os castelos e cores nacionais), denotando-se, num dos laterais, os vincos da antiga guarita, onde o sentinela controlava a entrada e saída dos militares.

 

No presente é um espaço dedicado à prática de equitação, desempenhando uma importante função turística, ao proporcionar passeios de charrette ou a cavalo pelo Centro Histórico de Almeida e respetivas muralhas, perspectivando novos sonhos e novos caminhos rumo ao Turismo Equestre.

O Picadeiro D' el Rey é um Centro Hípico Federado na Federação Equestre Portuguesa, o único com duas estrelas no Distrito da Guarda, sendo Responsável Técnico, Coronel Bernardo Joaquim Jesus Mendes.

 

Mensagem do Responsável Técnico.

Mensagem do Presidente da Câmara  Municipal de Almeida, Eng. António Machado.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
1/1